Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval e Sapucaí, viva à cultura nacional!

Hello meu povo!
Agora é minha vez de dar minha opinião sobre as escolas de samba do RJ. Não vou dizer que concordo com tudo que a Luluzitious falou, porque não concordo, mas
enfim, cada cabeça uma sentença.
Achei justo a Unidos da Tijuca ter ganho, já que o enredo foi hiper criativo e a escola surpreendeu na avenida. Falando sério, quem pensaria que um dia alguém
faria um samba sobre segredos ?! A cada ala, a cada carro era uma surpresa, um 'OH!' na nossa mente.
Muitas outras foram super lindas, como a Vila Isabel que cantou Noel Rosa, o rei do samba, a Mangueira, a Portela, a Porto da Pedra, que eu acho que merecia muito
mais do que um décimo lugar mas sou suspeita pra falar, e até a Viradouro tem seu mérito, não é ?
Agora passando do auge pro cúmulo. E o prêmio de 'Vergonha na Sapucaí' vai para ... Beija-Flor! O que era aquilo minha gente ? Um falso patriotismo com direito
até a Arruda pagando 3 milhões pra falarem sobre Brasília. Achei um desrespeito com o cidadão que ganha um mísero salário mínino e ainda tem que pagar todos os
impostos absurdos cobrados pelo governo e quando chega o momento dele curtir e se divertir tem que ver uma homenagem ao estado mais corrupto do Brasil ?! Um
absurdo, só isso a declarar.
Achei os jurados muito cruéis, acho que eles não levam em conta as milhares de pessoas que trabalharam duro naquilo ali, que todo fim de semana estava na quadra
cantando e sambando até cansar. Não sei se o voto popular resolveria a parada, talvez sim talvez não, realmente não faço idéia.
Carnaval é tudo de alegria minha gente, carnaval é cultura, carnaval é arte, carnaval é Brasil! E esse ano pude perceber isso claramente. Agora gostaria de aproveitar
o post pra desabafar uma questão que está presa na minha garganta faz tempo e que a cada dia se acumula ainda mais. Esse 'recadinho' vai pra algumas ou todas
as garotas(os) que acham carnaval breguice e que veneram os EUA sem nem saber a beleza da cultura do próprio
país (prefiro não dar nome aos bois ou as vacas): vocês realmente deviam se envergonhar de acharem MPB música de velho inútil, deviam se envergonhar
de venerar Britney Spears, Lady GaGa e afins sem nem sequer ouvir uma música vinda da tua origem, porque vocês podem ser decendentes de português, alemão,
italiano e o que for, mas vocês nasceram no Brasil,
portanto sangue brasileiro corre nas tuas veias. Me indigno cada dia mais com essas pessoas que vivem em uma vidinha fechada e cercada de dinheiro e
influências em que opinião não existe, ninguém se pronuncia sobre nada e acha uma música a melhor do mundo porque passou no TVZ e um filme o melhor do mundo
porque passou na MTV, sei lá. E vocês ainda vêm rir da cara de quem se fantasia, pula ao som de marchinhas e corre atrás do trio-elétrico na Lapa, sinto informar
que quem mais curte à vida são esses que vocês consideram retardados, porque pelo menos estamos fazendo jús á nossa cultura, ao nosso samba de raiz, ao nosso
carnaval. Só espero que um dia vocês caiam na real de que a vida não é só bolsa da Dior e calça da Diesel e que seguir a opinião de quem é 'pop' não é o melhor
caminho. DESABAFEEEEIA! AAAAAH!
É isso aí, e juntem energias e criatividade porque no carnaval do ano que vem quero todo mundo pulando em frente à Fundição Progresso e passando cantando
embaixo dos Arcos da Lapa.
Beijon xx
PS: nada contra à Britney Spears, Lady GaGa e derivados, só acho que antes de amá-las deveriam pelo menos dar uma ouvida em Noel, Dorival Caymmi, Chico, etc.

2 comentários:

  1. assim , não vou acabar com a beija flor , porque apesar de todo o dinheiro , o povo também é pobre e também são eles quem fazem , tem mt dinheiro ali , tem ,mas o povo detém a criatividade e a força então eles amam a escola de verdade e fazem bonito também , mesmo eu achando um absurdo esse dinheiro desigual e esse tema nada carnaval .
    Sei lá , acho que as pessoas realmente devem se tocar e viver a nossa cultura mas é uma coisa que vem com a maturidade, sei lá , é um surto realmente , a pessoa que um dia odiava passa a gostar no dia seguinte , se a pessoa não ouve desde pequeno , não tem o hábito é assim realmente , não vou julgar alguém porque gosta disso e daquilo se 'eu ' já gostei , na verdade eu nunca gostei mas é um exemplo .

    ResponderExcluir
  2. As vezes as pessoas não tem conhecimento , não esse conhecimento ,os pais não ouvem e fica tudo mais complicado , é claro que dá sim pra se informar sem estar dentro da 'sua' realidade . Mas que nós temos que dar valor a nossa cultura temos , mesmo sem conhecer , se não conhece , não fala que é ruim né , pelo amor de deus , falar sem conhecer é que me irrita .

    ResponderExcluir